RESPONDE A 103 PERGUNTAS QUE FARÃO VOCÊ TER UMA VISÃO MAIS COMPLETA DO ESTILO QUE PODEMOS IDENTIFICAR COMO CAPOEIRA OLÍMPICA!
1) O QUE É CAPOEIRA DESPORTO?
É a forma de praticar a Arte Marcial Brasileira, numa proposta de alto rendimento, com busca de resultados.
2) COMO SURGIU A CAPOEIRA DESPORTO?
Surgiu da continuidade ao trabalho de Manuel dos Reis Machado, Mestre Bimba, que com uma visão a frente do seu tempo, metodizou e regrou a Capoeira, além de promover uma série de lutas com outras modalidades marciais, sempre vencendo a Capoeira. Trabalho que ganha corpo com a criação da FEDERAÇÃO PAULISTA DE CAPOEIRA FPC e demais Federações no Brasil e Exterior.
3) COMO ELA SE APRESENTA?
Apresenta-se como uma das formas de trabalhar a Capoeira e sua Marcialidade com respeito as subdivisões por faixas etárias, categorias de peso, sexo e por vezes graduação.
4) A CAPOEIRA É MESMO ARTE MARCIAL?
Sim, Arte Marcial Brasileira, utilizada inclusive na Guerra do Paraguai, a serviço do nosso Exército, nasceu luta. Reconhecida inúmeras vezes pelo Órgãos do Esporte em nosso país. O Estado de São Paulo pelo que temos conhecimento é o primeiro Estado a criar uma Lei, que reconhece a Capoeira como Arte Marcial. Iniciativa da FEDERAÇÃO PAULISTA DE CAPOEIRA FPC, “Gestão Volta ao Mundo - Mestre Valdenor, 1993”.
5) A CAPOEIRA DESPORTO SERIA UM ESTILO DE CAPOEIRA?
Porque não? Se por vezes são admitidos uma variedade de estilos de Capoeira, “alguns sem a mínima distinção e fundamentação” a Capoeira Desporto pode ser entendida como um deles, pois é uma forma diferenciada de trabalho, sistematizada e regrada de praticarmos nossa arte, além de possuir toda uma fundamentação técnica e científica. Minha sugestão é que chamemos este estilo de CAPOEIRA OLÍMPICA.
6) ALGUMAS LIDERANÇAS PARECEM TER RESISTÊNCIA COM RELAÇÃO A CAPOEIRA DESPORTO, PORQUE?
É urgente desmistificar este conceito, acreditamos que a Capoeira tem nas suas lideranças e nos milhões de praticantes, muitos potenciais para a Capoeira/Desporto, porém falta-lhes oportunidades, informação, experiências, capacitação, encontros, discussões. Ainda que pese a desinformação do quanto é importante para a modalidade e o país, dirigentes e praticantes, tê-la também como Desporto. Evidente que temos que respeitar a opinião e a escolha de cada um, mas não deve ser negada a oportunidade aqueles (as) que se identificam com a competição.
Com relação ao Grupos de Capoeira que atuam no Exterior, não podemos esquecer que o apoio financeiro que as Federações Internacionais podem vir a receber do Comitê Olímpico Internacional proporcionará condições para um trabalho abrangente e específico na formação de Árbitros(as), Técnicos(as), Atletas(as). E é muito mais fácil conseguir este recurso se tivermos uma unidade, do que a forma pela qual muitas lideranças lutam atualmente para manter seus grupos em todos os Continentes. Se estivermos oficializados teremos muitos recursos financeiros dos Comitês que serão repassados às Ligas, Federações e Confederações, sem a necessidade de que os Mestres e os praticantes tenham que investir só do seu próprio bolso, nos eventos esportivos. Lembrando que no Brasil temos a Bolsa Atleta, Salário destinado aos(ás) Atletas Olímpicos(as) e Não Olímpicos(as). É dever do Estado apoiar o Desporto/Educação/Cultura/Habitação etc. Mas eles não virão nos procurar, nós é que temos de nos organizarmos para reivindicarmos nossos direitos.
7) QUANDO SE DEU A 1ª COMPETIÇÃO ESTADUAL OFICIAL, ONDE E QUE ENTIDADE A PROMOVEU?
A 1ª Competição Estadual de Capoeira se deu em 1975, no Ginásio Baby Barioni, Agua Branca, São Paulo, Brasil, promovida pela FEDERAÇÃO PAULISTA DE CAPOEIRA FPC.
8) QUANDO SE DEU A 1ª COMPETIÇÃO BRASILEIRA OFICIAL, ONDE E QUE ENTIDADE A PROMOVEU?
A 1ª Competição Brasileira Oficial se deu em 1975, no Ginásio Baby Barioni, Agua Branca, São Paulo, Brasil, promovida pela FEDERAÇÃO PAULISTA DE CAPOEIRA FPC.
9) QUANDO SE DEU A 1ª COMPETIÇÃO INTERNACIONAL OFICIAL, ONDE E QUE ENTIDADE A PROMOVEU?
A 1ª Competição Internacional Oficial de Capoeira, BRASIL X EUA, Equipes da Universidade de São Paulo e da Universidade de Stanford, em 1983, no Ginásio do Ibirapuera, São Paulo, Brasil, promovida pela FEDERAÇÃO PAULISTA DE CAPOEIRA FPC em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário CBDU.
10) HOUVERAM OUTROS CAMPEONATOS INTERNACIONAIS NO BRASIL?
Sim em 2004 o II Campeonato Internacional promovido pela parceria da FEDERAÇÃO PAULISTA DE CAPOEIRA FPC – FEDERAÇÃO DE CAPOEIRA DESPORTIVA DO RIO DE JANEIRO FCDRJ – CONFEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE CAPOEIRA CIC, com as equipes da América do Sul e África do Sul.
11) E QUANTO AO REGULAMENTO?
Trabalhamos com o Regulamento da FEDERAÇÃO PAULISTA DE CAPOEIRA FPC, conta-se pontos por situações reais, não pelo subjetivo, valoriza a marcialidade e preserva a integridade física dos lutadores. E tem sido o formato de Regulamento mais elogiado até o momento pelos participantes internacionais.
12) COMO É O REGULAMENTO DA CAPOEIRA DESPORTO NA FPC.
É um Regulamento que permite trabalhar a Capoeira Regional, respeitando tradições, isto é não misturando-a a Capoeira Angola à proposta de competição. Trabalhando-se assim a marcialidade da Capoeira de maneira autêntica.
13) COMO A FPC CHEGOU A ESTE REGULAMENTO?
As alterações ocorreram ao longo dos eventos desde a década de setenta, sempre por observação dos melhores resultados, estudo e respeito à integridade física, dinâmica da Capoeira, resgate da mesma, enquanto modalidade desportiva de luta, arte marcial e espetáculo esportivo. Respeito ao legado de mais de 35 anos de todas as administrações que nos antecederam, na FPC, FEDERAÇÃO PAULISTA DE CAPOEIRA FPC. Aperfeiçoamento contínuo, após ouvir atletas e dirigentes do Brasil, América do Sul, Europa, Estados Unidos, Ásia e África. Aprovação em Assembleia no III Congresso Estadual de Capoeira, SP, 2010.
14) QUAL A DIFERENÇA DE JOGAR CAPOEIRA E PRATICÁ-LA TAMBÉM COMO DESPORTO?
Inúmeras, mas as principais são: Primar pelo nível técnico, domínio na finalização de movimentos de toque ou queda, preocupação ímpar com a integridade física do adversário e busca de resultados.
15) QUE BENEFÍCIOS TRAZ AO PRATICANTE TREINAR A CAPOEIRA TAMBÉM, COMO DESPORTO?
Planejamento, treinar em função de metas, de objetivos, de resultados. Uma vez que Jogar Capoeira sem nenhum objetivo, pode ser uma das razões de maior evasão na modalidade.
16) QUAIS OS PRINCIPAIS VALORES QUE IDENTIFICAM UM (A) ATLETA DE CAPOEIRA?
Respeito á fundamentação técnica, disciplina, regulamento, filosofia, busca do controle emocional, conhecer seus limites e procurar superá-los.
17) COMO É A DIVISÃO POR FAIXA ETÁRIA?
Mirim/Infantil/Infanto/juvenil A/B, Juvenil, Adulto, Master e Senior.
18) COMO É A DIVISÃO POR CATEGORIAS DE PESO?
Pena, Leve, Médio, Meio Pesado, Pesado e Super Pesado.
19) EM QUAIS QUESITOS O (A) ATLETA PODE SE DESTACAR PARA SER VENCEDOR (A) DE UMA LUTA?
São 3 (três): TOQUES, QUEDAS E VOLUME DE JÔGO.
Quando na luta não houver o TOQUE ou a QUEDA vence o(a) Atleta que melhor pontuar no VOLUME DE JOGO.
20) QUAL A DEFINIÇÃO DOS MOVIMENTOS DE TOQUE?
Refere-se a efetivação dos movimentos típicos de Toque da Capoeira, permitidos na competição, sem no entanto ferir a integridade física do outro.
21) QUAL A DEFINIÇÃO DOS MOVIMENTOS DE QUEDAS?
Refere-se a efetivação dos movimentos típicos das quedas na Capoeira, permitidos na competição, sem no entanto ferir a integridade física do outro.
22) O QUE É VOLUME DE JOGO?
É um conjunto de qualidades que vai desde a colocação de movimentos, destreza para aplicá-los com objetividade e eficiência, dentro de um raio de ação que exija reação do adversário, bem como criatividade e variedade de utilização dos movimentos, com recursos que determinam o estilo marcial da modalidade. Utilização de estratégias, defesa, ataque, noções de espaço, distância, direção, equilíbrio e capacidade de vencer a guarda do oponente, para alcançar a pontuação desejada. Colocação de movimentos e destreza para aplicá-los dentro de um raio de ação que exija reação do companheiro de luta (eficiência / objetividade), bem como a criatividade e variedade de movimentos que determinam um estilo próprio. Somam-se a estas ações: Iniciativa, Técnica e Circularidade.
23) O QUE É TÉCNICA NA CAPOEIRA COMPETIÇÃO?
É a forma correta de execução de um movimento, respeitando-se o gesto técnico do mesmo, com eficácia, menor gasto de energia e melhores resultados.
24) DE QUANTAS PESSOAS É COMPOSTA A EQUIPE DE TRABALHO NUMA COMPETIÇÃO?
Depende muito do porte do evento, geralmente 16 (desesseis) pessoas): 1 (um) Diretor de Competições, 1 (um) Diretor de Arbitragem, 6 (seis) Árbitros, 2 (dois) mesários, 1 (um) locutor, 5 (cinco) auxiliares.
25) QUANTOS ÁRBITROS ATUAM NUMA COMPETIÇÃO DE CAPOEIRA.
6 (seis): sendo 1 (um) Árbitro Central e 5 (cinco) Laterais, dos Árbitros Laterais 02 (dois) pontuam para o(a) Atleta de Cordão Verde nos quesitos de Queda e Contado, 02 (dois) pontuam para o(a)Atleta de Cordão Amarelo nos quesitos de Queda e Toque e 1 (um) Vota o quesito Volume de Jogo.
26) QUAL A ATRIBUIÇÃO DO ÁRBITRO CENTRAL?
Conduzir a luta, de perto, zelando para que os lutadores sigam o regulamento.
27) QUAL A ATRIBUIÇÃO DOS ÁRBITROS LATERAIS?
Informar os pontos efetuados pelo(a) Atleta durante a luta.
28) QUAL A ATRIBUIÇÃO DO ÁRBITRO DO VOLUME DE JOGO?
Votar ao final da luta para um(uma) dos(das) atletas.
29) QUAL A ATRIBUIÇÃO DO DIRETOR DE COMPETIÇÕES?
É o responsável por toda a estrutura da competição, antes e durante o evento, inscrição de atletas, pesagem, espaço físico, organização geral.
30) QUAL A ATRIBUIÇÃO DO DIRETOR DE ARBITRAGEM?
Incorpora, convoca e escala os Árbitros para o evento.
31) QUAL A ATRIBUIÇÃO DOS MESÁRIOS.
Anotar em Súmulas específicas os pontos que são feitos pelos(as) atletas durante a luta e informar o resultado ao final desta.
32) COMO É O UNIFORME DO(A) ATLETA DE CAPOEIRA?
Camiseta Branca, manga curta, com logotipo da sua Equipe e logomarca do (s) patrocinador (es) em havendo. Para os filiados os logos da Rede nas mangas. Calça Branca, sem listas, sem bolso, sem zíper, comprimento até o maléolo, (tornozelo).
33) COMO SÃO IDENTIFICADOS NA QUADRA SE AMBOS(AS) ATLETAS ESTÃO DE ROUPA BRANCA?
Um dos lutadores usa um cordão na cor verde e o outro um cordão na cor amarela.
34) COMO É O UNIFORME DO ÁRBITRO (A)?
Calça e Camiseta pretas com logotipo da Entidade.
35) COMO É FEITO A ESCOLHA DOS LUTADORES E DEFINIDA A QUANTIDADE DE LUTAS?
Pelo sistema universal de chaves, sorteio por categoria de peso, sexo e faixa etária.
36) QUAL A DURAÇÃO DE UMA LUTA?
Cada luta demora 2 (dois) minutos, para todas as categorias, com faixa etária acima de 15 anos.
37) QUANDO É PONTO NA LUTA DE CAPOEIRA?
Quando acontecem os movimentos permitidos de toque e quedas. Um dos (das) atletas, também pontuará no final da luta pelo quesito Volume de Jogo.
38) COMO É FEITA A PONTUAÇÃO DOS QUESITOS ENTRE OS LUTADORES?
Cada quesito vale um ponto, por ex: todos os toques valem 1(um) ponto, todos os queda valem 1 (um) ponto.
Vamos analisar uma luta entre o lutador A e o Lutador B. Suponhamos que ao término da luta o lutador A realizou dois Toques e o Lutador B nenhum. O lutador A venceu no quesito Toque, tem 1 (um) ponto.
Agora vejamos o lutar com o B, ele o B, realizou uma queda e o lutador A nenhum. O lutador B venceu no quesito queda e tem 1 (um) ponto. A luta estaria, até então, empatada.
O desempate vai ocorrer pelo voto do Árbitro do Volume de Jogo, que só vota no término da luta e este quesito, nesta situação define o vencedor. Lembrando que no Volume de Jogo, não há empate.
39) COMO SÃO COMPUTADOS OS PONTOS DO(A) ATLETA DURANTE A LUTA?
A cada ponto efetuado os Árbitros Laterais, levantam a Bandeira correspondente ao Atleta que efetuou o ponto e o Mesário anota o (os) ponto (os) na Súmula, para que ao final do evento, e sempre, tenha-se um histórico que justifique os resultados apresentados.
40) QUE INSTRUMENTO OS ÁRBITROS LATERAIS USAM PARA VALIDAR O (S) PONTO (S) DO(A) ATLETA?
Os Árbitros Laterais, trabalham munidos de bandeirinhas nas cores VERDE e AMARELA, para pontuação dos(das) Atletas que se encontram identificados pelas mesmas cores, nos CORDÕES usados durante a competição.
41) COMO É SINALIZADA A VITÓRIA, APÓS A LUTA PELO ÁRBITRO?
Após somar os pontos da Súmula, o Mesário levanta a Bandeira na cor do Cordão do lutador que venceu, o Arbitro Central estende o braço direito, na horizontal, na altura do plexo do (a) Atleta, indicando que este (a) venceu a luta.
42) EXISTINDO EMPATE NA LUTA QUAL É O PROCEDIMENTO?
Em caso de empate haverá um minuto de prorrogação, em persistindo o empate, os Árbitros Central e Laterais votam, definindo o vencedor.
43) QUAIS SÃO OS MOVIMENTOS DE CAPOEIRA, PROIBIDOS NA COMPETIÇÃO?
Agarrões, Asfixiante, Baiana, Bochecho, Cabeçada, Calcanheira, Chaves (agarramento), Chibata, Cotovelada, Cutilada, Forquilha (dedo nos olhos), Galopante, Godeme, Leque, movimentos de projeções, movimentos baixos atingindo os genitais, Meia lua de compasso aplicada de baixo para cima, Palma ou Escala, Ponteira, Rasteira nas mãos ou com as mãos, socos, Telefone, Tesoura nos braços, cintura e pescoço, Tombo da Ladeira e Voo de morcego.
44) PORQUE A PROIBIÇÃO DESTE MOVIMENTOS?
Porque por sua característica e execução podem contribuir para colocar em risco a integridade Defesa Pessoal na Capoeira.
45) COMO ACONTECE A DESCLASSIFICAÇÃO DO (A) ATLETA?
Acontece, quando da utilização de algum movimento proibido o que caracteriza falta, por ausência de condições físicas ou técnicas para a luta, por intenção de ferir a integridade física do adversário.
46) QUAIS AS GESTICULAÇÕES DOS ÁRBITROS?
1 - Destaque para informar o(a) Atleta vencedor(a).
2 – Indicação de Falta no Quesito Toque.
3 – Indicação de Falta no Quesito Queda.
4 – Desclassificação do(a) Atleta.
47) QUAL O GESTO DO ÁRBITRO PARA INFORMAR O(A) ATLETA VENCEDOR(A)?
O Árbitro estende o braço direito com a costa da mão direita, na altura da cintura do(da) Atleta.
48) QUAL O GESTO DO ÁRBITRO PARA INFORMAR A FALTA NO QUESITO TOQUE?
O(a) Árbitro Central eleva o braço esquerdo ligeiramente flexionado à sua frente com a mão espalmada para si, e eleva o braço direito com punho fechado e encostando o dorso da mão direita na palma da mão esquerda. (Desprezo).
49) QUAL O GESTO DO ÁRBITRO PARA INFORMAR A FALTA NO QUESITO QUEDA?
O(a) Árbitro Central eleva o braço esquerdo flexionado a sua frente com a mão espalmada para o lado oposto em altura e próximo ao seu peitoral e eleva o braço direito flexionado com a mão espalmada para cima e encosta na outra mão.(Cutila).
50) QUAL O GESTO DO ÁRBITRO PARA INFORMAR A DESCLASSIFICAÇÃO DO ATELTA?
Eleva os dois braços com os cotovelos flexionados à frente do corpo, altura da cintura, cruzando os mesmos com as mãos espalmadas para baixo e movimentando-os lateralmente em direção ao(á) atleta a ser desclassificado(a).
51) EXISTE DIFERENÇA ENTRE TORNEIO E CAMPEONATO?
Torneio geralmente uma só etapa. O campeonato já envolve mais tempo, quantidade de equipes, etapas e regiões.
52) QUEM PODE ORGANIZAR TORNEIOS E CAMPEONATOS DE CAPOEIRA?
Todas as entidades e profissionais que possuam equipes com formação e conhecimentos específicos ligados a esta forma de trabalho.
53) E COMO SE CAPACITAR PARA TAIS EVENTOS?
Através dos cursos e capacitações oferecidas pelas Entidades de Administração Estaduais, Nacionais e Internacionais, no nosso caso os Deptos: Técnico, de Arbitragem e o Depto. de Esportes da FEDERAÇÃO PAULISTA DE CAPOEIRA FPC também pela EICA – ESCOLA INTERNACIONAL DE CAPOEIRA, Plataforma de Cursos EAD.
54) E QUAIS SÃO ESTES CURSOS?
Mesário (a), Técnico (a), Árbitro (a), Atleta, Nomenclatura Oficial de Movimentos, Treinamento por Sequências e outros.
55) E ESTES CURSOS PODEM AJUDAR O CAPOEIRISTA EM QUE SENTIDO?
Qualquer curso é sempre útil pelo acúmulo de novos conhecimentos. Levando-se ainda em conta que aprender, a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende. Os árbitros poderão atuar de forma remunerada, inclusive em eventos dos Calendários dos Estados: Jogos Regionais/Abertos/Estudantis e outros. Os técnicos ganham atualização e melhores salários, os(as) atletas poderão ganhar Bolsas de Estudos em Faculdades, serem patrocinados nas suas viagens, com mais recursos melhoram seus resultados, o conjunto melhora o espetáculo esportivo, isto atrai patrocinadores, terceiros terão mais respeito pela nossa Arte Marcial. Todos passam a ter mais ganho.
56) QUANDO O (A) CAPOEIRISTA DEVE COMPETIR?
Quando se identificar com esta forma de fazer Capoeira, quando estiver amadurecido e preparado tecnicamente para tal e com a anuência do seu Mestre.
57) QUE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS UTILIZA ESTAS EQUIPES?
Súmulas, Bandeiras, Cronômetro, Apitos, Balança, Cordões e Chaves.
58) QUE TIPOS DE COMPETIÇÕES EXISTEM?
Competições individuais, por equipe e também absolutas (onde as faixas etárias, peso e categoria podem ser agregadas).
59) O QUE FALTA PARA A CAPOEIRA DESPORTO SER MAIS VALORIZADA?
Maior informação e participação da comunidade de Capoeira, divulgação pelas mídias escrita, falada e televisiva, o que sem dúvidas acelera a trajetória internacional, rumo aos Jogos Panamericanos e Olímpiadas.
60) QUE VANTAGENS TRAZ A COMPETIÇÃO PARA A CAPOEIRA?
Demonstra capacidade de organização dos dirigentes e praticantes. Acima de tudo reconhecimento internacional no universo das modalidades desportivas, sem falarmos da descoberta e revelação de grandes potenciais da Capoeira, que por outras formas de prática, ninguém jamais vai saber que estes existem. Lembrando que todos os Desportos das Populações Branca, Amarela e Indígena estão no contexto Olímpico menos a modalidade do Povo Negro.
61) A CAPOEIRA TEM ATLETAS DE ALTO NÍVEL E COMO SÃO ESSES(ESSAS) ATLETAS?
Temos sim, são aqueles (as) de atuação exemplar, assiduidade, treinamento dirigido e conseguem atuação de destaque, combinando técnica, beleza, controle emocional, eficiência e disciplina dentre outras qualidades aparentemente impossíveis numa situação de luta.
62) A CAPOEIRA UTILIZA QUE INSTRUMENTOS NA COMPETIÇÃO?
Berimbaus e Pandeiros.
63) ISTO NÃO DESCARACTERIZA A CAPOEIRA?
Embora no seu ritual a Capoeira tenha Berimbaus, Pandeiros, Atabaque e Agogôs cantos e palmas, a experiência tem nos mostrado que, o momento de luta é definido por outros valores, que não os do ritual. De maneira que o principal é mantido o ritmo.
64) E A COMPETIÇÃO DE CAPOEIRA É VIOLENTA?
Não, tendo em vista o Regulamento utilizado e os Congressos e Clínicas que antecedem ao evento. O que pode ocorrer é o(a) Atleta ter uma participação não condizente com o Regulamento, o que acarretará em advertência verbal, falta ou desclassificação.
65) É SEGURO PARTICIPAR DE COMPETIÇÃO DE CAPOEIRA?
O lugar mais seguro para se jogar Capoeira é na quadra de competições, estas são palavras do Mestre Marcial A. Lopes, uma analogia entre a maneira pela qual se realizam algumas Rodas de Capoeira e a Competição.
66) A COMPETIÇÃO CONTRIBUI PARA O AUMENTO DE ACIDENTES NA CAPOEIRA?
Está provado que não, uma vez que qualquer um de nós pode acidentar-se, na rua, em casa, no trabalho, em qualquer lugar. O que devemos é combater, são as situações propícias para acidentes. Os acidentes mais comuns na Capoeira devem-se ao despreparo técnico, emocional e disciplinar. A competição diminui a possibilidade de acidentes, uma vez que já está pautada num regulamento que proíbe movimentos da Capoeira que são mais específicos para defesa pessoal, o que nem sempre é comum na Capoeira, fora dos campeonatos.
67) E A FILOSOFIA DA CAPOEIRA COMO FICA NA COMPETIÇÃO?
A competição preserva a filosofia e a autenticidade da Capoeira, que nasceu luta, prega o espírito de igualdade ao selecionar competidores por idade, peso, sexo, resta aos lutadores saber diferenciar: Desporto, Defesa Pessoal e Cultura.
68) PORQUE ALGUMAS LUTAS, NÃO SÃO TÃO BONITAS?
Porque um(a) Atleta em qualquer modalidade precisa de muito tempo para associar beleza a uma ação competitiva. Não podemos cobrar resultados de um(a) Atleta que entra direto num evento estadual ou nacional sem um trabalho de base, um preparo anterior.
69) O(A) ATLETA DE CAPOEIRA DEVE TER ALGUMA PREOCUPAÇÃO COM A ALIMENTAÇÃO?
Sem dúvidas, a alimentação saudável e uma das formas de se obter e manter uma melhor qualidade de vida, seja ou não Atleta.
70) COMO UM GRUPO, ASSOCIAÇÃO OU ACADEMIA PODE INICIAR SUA EXPERIÊNCIA NA ÁREA DA CAPOEIRA/COMPETIÇÃO?
Buscar formação, iniciar esta prática por eventos internos, aprimorando-se assim para eventos Municipais, Regionais, Estaduais, Internacionais e a possibilidade Olímpica.
71) QUAL A IDADE IDEAL PARA SE COMEÇAR A COMPETIR?
Seguindo-se as orientações da ciência, melhor que seja a partir de 10 anos de idade, pois antes disto, é confuso para a criança lidar com vitória e derrota.
72) O QUE DEVE SABER O (A) ATLETA DE CAPOEIRA?
Todas as informações possíveis, técnicas pertinentes a esta forma de trabalho, evento que vai participar e Regulamento.
73) O QUE DEVE SABER O (A) TÉCNICO DE CAPOEIRA?
Deve dominar dentro das suas possibilidades, Preparação de Atletas, Fundamentação Técnica, Comunicação, Metodologia, Didática, Relacionamento Humano, Liderança dentre outros.
74) QUAL A DIFERENÇA ENTRE UM(A) ATLETA E UM JOGADOR(A) DE CAPOEIRA?
O(A) Atleta tem um treinamento mais específico, podemos dizer a responsabilidade de modelo, para a comunidade, trabalha maior parte do tempo com planejamento, objetivos e resultados o não Atleta, tem sua contribuição mais voltada para shows, apresentações, focada na maioria das vezes nos aspectos culturais da nossa arte, diríamos que este(a) apenas joga Capoeira, (no que não há nada de errado), enquanto o(a) Atleta treina Capoeira.
75) QUAL A DIFERENÇA ENTRE O TÉCNICO DE CAPOEIRA E O MESTRE DE CAPOEIRA?
O Mestre é o detentor do conhecimento. O Técnico é o preparador de Atletas, técnica, tática, o que não impede que um Mestre seja o Técnico, muito menos obriga que um Técnico seja necessariamente Mestre de Capoeira. Ambos carecem sim de formação e preparo dirigidos para as jornadas as quais se propuserem a assumir.
76) E A CAPOEIRA COMPETIÇÃO TRAZ ALGUM BENEFÍCIO SOCIAL PARA O (A) PRATICANTE?
Sim, como qualquer outra forma de prática da Capoeira, quando bem orientada, bem direcionada e que tenha no seu conteúdo um compromisso com a Educação, Cidadania e Inclusão Social.
77) E A CAPOEIRA SERÁ MODALIDADE OLÍMPICA?
Não temos nenhuma dúvida, pois é o ápice da trajetória normal de qualquer modalidade esportiva, o que não temos como mensurar é o tempo que será necessário, pois dependemos de inúmeros fatores internos e externos, ligados principalmente a forma de como se relaciona a Comunidade de Capoeira nos 5 Continentes.
78) QUAIS OS CAMINHOS PARA ESTA CONQUISTA?
Certamente são os caminhos da Unidade, para inúmeros procedimentos da nossa Arte Marcial, nomenclatura de movimentos, regulamento, graduação etc.etc.etc. Além de ações de bom relacionamento político (não partidário) da Comunidade de Capoeira e mobilização internacional, daqueles que acreditam na Capoeira também como Desporto/Competição.
79) NO QUE OS MESTRE DE CAPOEIRA, PODEM COLABORAR?
Na sustentação e ampliação dos trabalhos já existentes, direcionados para a Capoeira Desporto e criação de trabalhos de base para as faixas etárias menores, objetivando assegurar o futuro desta prática. Quem sabe para algumas faixas etárias, trocar de graduação competindo, pode colaborar para aproximar o capoeirista da experiência esportiva.
80) QUE TIPO DE IMPACTO TRARIA A REALIZAÇÃO DE UM MAIOR NÚMERO DE COMPETIÇÕES?
O impacto de nós existirmos também como Desporto, nós somos capazes de nos organizar, nós somos capazes de realizar. E que a Capoeira é comprovadamente viável como Desporto/Competição. Saímos dos Quilombos e vamos chegar às Olímpiadas, com a Bandeira do Brasil tremulando e o nosso Hino Nacional Brasileiro sendo tocado a cada vitória de um(a) Atleta Brasileiro.
81) COMO FORAM REALIZADAS AS PRIMEIRAS COMPETIÇÕES?
Resultaram do empenho de várias Federações Estaduais Brasileiras, a partir dos anos 70, inicialmente com apoio do Departamento Nacional de Capoeira da Confederação Brasileira de Pugilismo e a percepção de atender no futuro, milhões de adeptos em todo o mundo. Divulgando o Brasil, também através da nossa Arte Marcial, na forma de Espetáculo Esportivo.
82) QUAIS OS NOMES MAIS IMPORTANTES DA CAPOEIRA DESPORTO NO BRASIL.
São inúmeros os responsáveis pelo desenvolvimento da Capoeira/Competição no Brasil e Exterior, vamos citar alguns nomes dos anos 70, claro que existem centenas de outros. Bahia - Mestres: Itapuan, Saci, Filhote de Onça (em memória), Acordeon. Goiás - Mestres Onça Negra de Bimba, Minas Gerais - Mestres Loka, Adinaldo Brandão. Rio Grande do Sul - Mestre: Nino. Rio de Janeiro - Mestres: Bogado, Paulão, Hulk, Travasso, Amarelinho, Corvinho. Pernambuco - Mestres: Mulatinho, Djavan. Distrito Federal - Mestres: Zulú, Risadinha, Adilson, Tabosa. São Paulo - Mestres: Airton Neves Moura (Onça), Gladson de O. Silva, Dr. Augusto Salvador Brito (Canhão), Milton da S. Esteves, Juio Brizolla, Índio Mocambo, Polim, Celso de Moura, Valdenor, Sampaio, Jose Andrade, Marilton, Besouro Camunucerê, Ousado.
(caso seu nome não conste desta lista, faça contato conosco).
83) Em quais países a Capoeira Competição é mais praticada?
Sem dúvidas no Brasil.
84) QUE EVENTOS DOS CALENDÁRIOS OFICIAIS A CAPOEIRA DESPORTO CONQUISTOU ESPAÇO?
No Estado de São Paulo: Jogos Escolares, Jogos Regionais do Interior, Jogos Abertos do Interior, Jogos da Cidade de São Paulo. Embora o regulamento destes eventos não é de luta e sim de festival de cultura estamos buscando alterá-los, sugerindo que os Festivais sejam realizados pela Secretaria da Cultura e os Campeonatos pela Secretaria de Esportes.
85) QUAL A SITUAÇÃO DA CAPOEIRA DESPORTO NO BRASIL E NO MUNDO?
A quantidade de eventos e a divulgação são tão pequenas que não representam a força e a pujança deste trabalho que cresce dia a dia. Podemos dizer que na CAPOEIRA/DESPORTO – A UNIDADE E A PARTICIPAÇÃO são nossos calcanhares de Aquiles na luta pela Trajetória Olímpica.
86) PORQUE O CAPOEIRISTA DEVE COMPETIR?
É a única forma de resgate da marcialidade da Capoeira, uma maneira diferenciada de trabalho, para alcançar o preparo técnico, preparo físico, emocional, disciplina e influenciar nas atitudes e visão do praticante. Claro que melhor que participem aqueles (as) que se identificam com esta forma de praticar Capoeira.
87) PORQUE ALGUNS(UMAS) ATLETAS DE CAPOEIRA TÊM VIDA TÃO CURTA.
Por um lado competir obrigatoriamente, sem preparo anterior, trabalho teórico/prático direcionado, por outro lado a falta de incentivo oficial, ausência da mídia e falta de retorno financeiro sem dúvidas são algumas das razões responsáveis.
88) EXISTIRIA UMA QUANTIDADE IDEAL DE COMPETIÇÕES PARA SE PARTICIPAR DURANTE O ANO?
Sim um número de 04 a 06 competições ano, parece ser uma quantidade ideal, se observarmos que em algumas modalidades de luta, o(a) atleta chega a fazer até 04 ou mais competições mês.
89) O(A) ATLETA NÃO DEVERIA GANHAR PARA LUTAR?
Com certeza, mas para tanto, precisa alcançar resultados, que atrairão mais patrocinadores, seria uma fase profissional, nenhum patrocinador investe num(a) atleta que aparece uma vez por ano. E as Prefeituras, Governos Estaduais tem uma enorme quantidade de verba, mas que a cada dia mais vem sendo direcionada para as Modalidades Olímpicas.
90) NÃO FALTARIA APOIO GOVERNAMENTAL PARA A CAPOEIRA DESPORTO?
Não temos nenhuma dúvida disto. Cabe a nós da Comunidade de Capoeira, atuarmos junto ao Poder Público, no sentido de que se cumpram as leis de incentivo de forma mais ampla e que a Capoeira seja valorizada e preservada pela sua importância na formação social, cultural e política do povo brasileiro e em todas as suas formas de apresentação e que esta valorização seja estendida aos nossos profissionais e praticantes também através de Políticas Públicas.
Que nos municípios, nos estados e na Esfera Federal, onde não há, que venha a haver e onde há que seja ampliada a verba destinada ao apoio da Capoeira, importante nossa mobilização, com participação em Conferências, Congressos entre outras ações, onde exercitemos a Democracia, com respeito à decisão da maioria, focados no interesse do coletivo e não fiquemos reféns de lideranças ou entidades que por vezes, querem impor ditatorialmente formas de condução da modalidade, que estão fora da realidade atual da Capoeira e do Capoeirista.
Quando sabemos que a nossa maior dificuldade, reside na ausência de oportunidades sociais para os nossos praticantes e dirigentes, principalmente um maior número de Políticas Públicas para a Capoeira em todas as suas formas de apresentação.
91) COMO DEFINIR A FUNDAMENTAÇÃO TÉCNICA DO JOGO DA CAPOEIRA?
Podemos entender, 5 (classes) de movimentos a saber: 1 - Quedas Defensivas, 2 - Movimentos Traumáticos, 3 - Movimentos queda, 4 - Projeções, 5 - Acrobacias. Evidente que marcados pela GINGA, tempo de estudo e preparação entre os jogadores, determina a cadência do confronto, responde pela beleza, harmonia dos movimentos, eficiência e é o ponto de partida e retorno dos golpes, tornando-se o elemento identificador da Capoeira.
92) EXISTE ALGUM DADO CIENTÍFICO COM RELAÇÃO À IMPORTÂNCIA DA CAPOEIRA DESPORTO?
Destacamos dois entre os mais importantes: 1 - O ácido lactico no organismo durante a competição de Capoeira, Trabalho de Pós Graduação, autor Prof. Mestre Marcial Augusto Lopes, Presidente da Federação Brasileira de Capoeira. 2 - O Condicionamento Físico do(a) Atleta de Capoeira, Tese de Graduação do Prof. Flávio Messina, Faculdade Paulista de Medicina.
93) COMO A SOCIEDADE VÊ A CAPOEIRA DESPORTO?
Ela ainda não a vê, na mídia a ponto de poder emitir avaliações. A verdade é que a Sociedade ainda desconhece a Capoeira Desporto, assim como grande parte dos capoeiristas.
94) COMO A CAPOEIRA COMEÇOU A PARTICIPAR DA ESTRUTURA DA FEDERAÇÕES?
Pelo seu próprio crescimento e necessidade de Organização Desportiva, também em cumprimento às Legislações Desportivas Brasileiras e Internacional.
95) QUE ASSOCIAÇÕES MAIS SE DESTACARAM NA IMPLANTAÇÃO DA CAPOEIRA/DESPORTO NO ESTADO DE SÃO PAULO?
K!poeira - Mestres Onça e Canhão, Policenter (atual Projete Capoeira) - Mestre Gladson, Motriz Center - Mestres Wagner Bueno e Wagner Rocha, Fonte do Gravatá - Mestres Sanhaço e Kenura, São Bento Pequeno - Mestre Djamir Pinatti, Zumbí - Mestre Polim, Santo André - Mestre Andrade, Nova Luanda - Mestre Valdenor (12 títulos estaduais consecutivos), São Bento Grande - Mestre Brasília, Dente de Ouro - Mestre Mané, Rosa Baiana - Mestre Mirão, Camunucerê - Mestre José Nicomédio (Besouro), Filhos de Luanda (hoje Argola de Ouro) - Mestre Ousado, Luanda-ê - Mestre Luizinho, Benguela - Mestre Badania, Paranauê - Mestre João Francisco (em memória), Rosa Negra - Mestre Souhail Haddad (em memória), Discipulos de Luanda - Mestre Aguinaldo Xavier, Liga Jauense de Capoeira - Mestre Marciel, Amukenguê - Mestra Dirléia, Liga Praiagrandense de Capoeira - C. Mestre Ricardo Haddad e C.M. Rafael Haddad, Liga São Bernardense de Capoeira - Mestre Moacir, Cidade Feitiço - Mestre Reginaldo Garisto, Raça em Movimento - Mestres Enir e Claudia, Pescadores - Mestre Carlinhos, Berimbrás - Mestre João Moreira, C. Mestre Ricardo Tupim, Zabelê Bonfim - Mestre Maurício, Guelê Aprendizes da Capoeira - Mestre Portes, Nova Maré - Mestre Serginho, Zumbá - Mestre Galo, Filhos do Quilombo - Mestres Aguinaldo Garcia,
96) QUE ATLETAS PODEM SER DESTACADOS PELO ESTADO DE SÃO PAULO?
O Estado de São Paulo, tem inúmeros destaques na área da Capoeira/Desporto, vamos citar alguns dêles: Hemes S. dos Santos, João Moreira, Eloana Bernardes, Ricardo Tupim, Celso Osasco, Wagner Bueno, Wagner Rocha, Ivo Reis do Carmo, Galo de Briga, Bandeira, Mailaro, Marcial Augusto Lopes, Maciel, Julio Cabelinho, Sandro Quelucci, Dirléa M. Lopes, Washington Biancchi, Rafael Haddad, Marcos Silva, Jose Moacir, Trindade, Reginaldo Garisto, Marcio Araujo, Messias, Alex Nascimento, Da Bahia, Derley Ubatuba, Aguinaldo Xavier, Ronaldo Rogério, Mauro Porto Rocha (Maurão), Jose Caldas Coelho, Letícia Bueno, Claudia Santecchia, Simone Esteves, Catitu, Carlos Campos, Claudio Campos, Pedro Roberto Palma (Índio), José Cedro Macário, André Fernandes, Sergio de O. Marques, Luiz Correia do Amaral, Luiz Roberto Ferreira (Carioca), Airton Xavier, Carlos Alberto (Escravo - em memória), Medina, Evanio Lacerda, Reginaldo Garisto, Geraldo Pereira, Mortal, Paulo Nunes, Luiz Carlos Galvez (Calango), Alfredo Soares de Santana, Sebastião Florêncio da Cruz, Ailton Bazzan (Tico), Carlinhos Atibaia, Lilian, Ricardo Haddad, Cezar A. B. dos Santos e Leandro Speedo.
97) QUANDO A CAPOEIRA FOI RECONHECIDA COMO ESPORTE NO BRASIL?
Desde o início do Século passado, sendo Regulamentada pelo Conselho Nacional de Desporto pela primeira vez em 1953.
98) COMO É RECONHECIDA A CAPOEIRA ESPORTE NO BRASIL?
Desporto de Criação Nacional, pelo Ministério do Esporte.
99) EM QUE LEIS SE APOIAM AS PROPOSTAS DA CAPOEIRA/DESPORTO NO BRASIL?
1) Constituição Federal do Brasil no seu Artigo 217º;
2) Institucionalização Desportiva da Capoeira criada em 1972, pelo Conselho Nacional do Desporto do Brasil;
3) Resolução CNE N.º 44/2016, Conselho Nacional do Desporto. Diário Oficial de 05/05/2016, que reconhece as Artes Marciais, as Lutas e a Capoeira como Atividades Esportivas;
4) Decreto nº 7.984/2012 que institui no Brasil as normas Gerais sobre o Desporto.
5) Lei 12.288/10 Estatuto da Igualdade Racial que no seu artigo 24º.
100) QUAIS AS PRINCIPAIS CATEGORIAS DESPORTIVAS?
Esporte/Inclusão Social - Esporte/Lazer – Esporte/Educação e Esporte Competição de Alto Nível;
101) EM QUAIS CATEGORIAS A CAPOEIRA SE ENQUADRA?
Em todas estas Categorias, sendo que pela Inclusão Social e pela Educação também é possível um trabalho de base para chegarmos ao Alto Rendimento que é a construção da Trajetória Olímpica.
102) O FATO DE SER MESTRE DE CAPOEIRA É UMA CREDENCIAL PARA ARBITRAR?
Sim, desde que tenha o Curso de Árbitro e se identifique com a proposta da Capoeira Olímpica.
103) PORQUE NÃO COLOCAR OS MESTRES TRADICIONAIS PARA ARBITRAREM AS COMPETIÇÕES DE CAPOEIRA DESPORTO?
Porque estes são especialistas conhecedores das tradições da nossa Arte Ancestral, podem colaborar como ninguém nos Festivais onde são analisados quesitos como RITUAL, RITMO e outras tradições, nem sempre conhecidas pelos capoeiristas mais recentes.
REDE INTERNACIONAL DE CAPOEIRA filiada à FIC com registro emitido pelo Governo Europeu sob o NIPC nº 5.167.749-56 – Consulte a Legalidade Jurídica da FIC pelo site:
https://eportugal.gov.pt/empresas/Services/Online/pedidos.aspx?service=CCA
Código: 4365-2402-8262 e clique em Continuar.
• Mestre Valdenor com 53 anos de aprendizado na Capoeira sendo a parte maior deste período, dedicado também a CAPOEIRA DESPORTO COMPETIÇÃO.
• Tricampeão Brasileiro;
• Melhor Índice Técnico do III Troféu Brasil;
• Técnico de mais de uma centena de campeões Paulistas Brasileiros e Internacionais do Desporto Comunitário e do Desporto Universitário;
• Técnico das equipes Nova Luanda/Cia Atlhetica, Faculdades Santana e São Paulo e Seleção Paulista de Capoeira;
• Atual Presidente da FEDERAÇÃO PAULISTA DE CAPOEIRA - FPC a primeira Federação de Capoeira a ser criada no mundo, fundadora da FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE CAPOEIRA – FIC;
• Membro da CONFEDERAÇÃO DE CAPOEIRA DESPORTO DO BRASIL – Filiada Fundadora da FIC;
• Consultor da FIC para assuntos de Capoeira nas Américas.